1971

Colóquio sobre defesa do consumidor

A organização da sociedade civil SEDES promove o primeiro colóquio sobre a defesa do consumidor.

André Kosters - Lusa

1974

Criação da Deco

É criada a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco). António Guterres, atual secretário-geral das Nações Unidas foi um dos fundadores.

1974

1ª ação de rua promovida pela Deco

No primeiro sábado após a revolução de 25 de abril, a Deco promove a primeira ação de rua com uma análise de preços de um cabaz de 31 produtos em dois supermercados.

António Cotrim - Lusa

1975

Eleito primeiro presidente da Deco

Manuel Ataíde Ferreira, que foi também fundador da SEDES, é eleito o primeiro presidente da Deco. Fica no cargo até 1999.

Mário Cruz - Lusa

1978

Lançamento Proteste

É lançada a revista Proteste para os associados da Deco com resultados de testes a produtos e conselhos para compras informadas.

1979

Jornadas sobre a defesa do consumidor

A Deco organiza as primeiras jornadas para a defesa do consumidor. O número de sócios cresce de forma significativa.

1980

Difusão do primeiro programa sobre a defesa do consumidor

Primeiro programa sobre a defesa do consumidor, Gato por Lebre passa na RTP. Segundo a história oficial da Deco, é censurado depois de denunciar a publicidade dissimulada na primeira telenovela portuguesa, a Vila Faia.

1991

Nomeação secretário-geral

Jorge Morgado é nomeado secretário-geral, cargo que ocupará até 2016.

António Cotrim - Lusa

1994

Boicote a operações no Multibanco promovido pela associação

Associação promove boicote às operações no Multibanco contra introdução de uma taxa pelos bancos. A medida não avança porque a Caixa Geral de Depósitos trava, mas até hoje o tema está em cima da mesa.

1999

25º Aniversário Deco

No 25º aniversário, a Deco promove seminário internacional. O Presidente da República, Jorge Sampaio, distingue associação com medalha da ordem de mérito do Estado português.

2000

Gabinete de apoio às famílias sobreendividadas

É criado o gabinete de apoio às famílias sobreendividadas. Desde 2013 que a Deco recebe cerca de 29 mil pedidos de apoio por ano de famílias e publica estatísticas sobre o perfil de quem pede ajuda, razões e rendimentos.

2003

17º Congresso Internacional da Consumers International

A Deco promove o 17º Congresso Internacional da Consumers International que recebe 600 dirigentes de mais de 100 países.

Lusa

2006

Eleição de novo presidente

Vasco Colaço é eleito presidente da Deco, cargo que renova várias vezes até hoje.

Manuel de Almeida - Lusa

2012

Publicação de estudo sobre a performance de combustíveis aditivados

Estudo apresentado pela Deco conclui que o resultado na performance automóvel é o mesmo com combustíveis simples ou aditivados. Conclusões ajudam a promover a imposição legal da venda de combustíveis simples em todos os postos que entrou em vigor em 2016.

2013

Primeiro leilão online de contratos de energia

A Deco realiza o primeiro leilão online para contratos de energia com a inscrição de mais de meio milhão de consumidores.

2014

Defesa do consumidor nos PALOP

Conferência internacional assinala a dinamização do movimento de defesa do consumidor nos PALOP. É criada a comunidade internacional Consumare.

2015

Ação para a devolução de cauções de contratos de serviços públicos

Deco lança ação para ajudar consumidores a reaver cauções de contratos de serviços públicos (vulgo taxa do contador) anteriores a 1999 e que não tinham sido reembolsadas, estando em risco de prescrever. Segundo a associação, esta iniciativa atraiu mais de 100 mil inscritos e ajudou a devolver cerca de 58 mil euros.

Filipa Bernardo - Global Imagens

2016

Ana Tapadinhas eleita secretária-geral

Jorge Morgado abandona a Deco e o cargo de diretor-geral é extinto. É criado o cargo de secretária-geral, desempenhado por Ana Tapadinhas.