Avaliação de

Transparência

6
/7

Informação disponível a todos no site institucional

Sim, a Santa Casa da Misericórdia tem informação sobre a organização, funcionamento interno e situação financeira online.

Relatórios e contas e documentos de gestão

Estão disponíveis online para todos os anos os relatórios e contas consolidados, relatórios do conselho de auditoria e relatórios sobre os jogos sociais.

Relatórios de órgão de fiscalização e pareceres sobre contas

Sim e não. Ou seja, estão disponíveis os relatórios do conselho de auditoria, que é um órgão interno de fiscalização, mas não são públicos os pareceres dos auditores/ROC externos. Há uma referência a ênfases que não estão identificadas nas contas de 2014, 2015 e 2016.

Informação financeira nos relatórios e contas

Suficiente e muito detalhada em alguns capítulos, mas a sua classificação e organização não facilitam a leitura das rubricas financeiras da Santa Casa. A informação com os valores e os números de imóveis ou contratação pública está mais clara no parecer do conselho de auditoria. Este órgão também recomenda um relatório de gestão com menos detalhes sobre atividades internas e uma análise financeira à evolução dos resultados e à execução ou desvios face aos orçamentos.

Informação sobre dirigentes e estrutura organizativa

Sim.

Informação sobre a remuneração dos órgãos sociais

Relatório e contas refere a remuneração dos órgãos sociais em geral, destacando os valores pagos anualmente à mesa (administração). Não discrimina remunerações individuais, nem o salário do provedor.

Disponibilidade e tempo de resposta a perguntas

Dada a grande quantidade de informação disponível, não houve necessidade de pedir muitos dados adicionais à Santa Casa. Os esclarecimentos solicitados foram respondidos rapidamente, mas a resposta dada sobre o quadro legal que fixa reuneração do provedor não identifica os valores pagos.